terça-feira, 1 de outubro de 2013

MODELO ADDIE

2.1.        Modelos de ADDIE
O modelo de design instrucional ADDIE fornece um processo passo-a-passo que ajuda os especialistas planejarem e criarem programas de treinamento. O modelo de design ADDIE gira em torno dos seguintes componentes:
  • Analize (analisar)
  • Design (planejar)
  • Develop (desenvolver)
  • Implement (implementar)
  • Evaluate (avaliar)
O modelo ADDIE, analisa antes de começar a produzir qualquer material, procura se cercar de todos os detalhes que levará a ter um curso completo e eficaz com um bom fundamento do conteúdo. Depois desta análise será desenvolvido o desenho do curso, quais objetos de aprendizagem deverão ser desenvolvidos, o que a equipe deverá produzir, enfim, o desenho completo do curso. A partir do desenho delineado começará o processo de desenvolvimento , é nesta fase que toda a equipe produz o material necessário de embasamento teórico do curso.
Depois de todo material desenhado, estudado e elaborado vem à implementação do curso, inserção de conteúdo na plataforma, habilitar níveis hierárquicos no caso do moodle, habilitar fóruns, planejar tempo e modelo de avaliações, inserir conteúdos de textos, material complementar, bibliotecas, entre outros. Após um longo período do projeto é chegada a hora de testar e verificar se tudo está correto, conteúdo, fóruns, atividades interativas. Ao final dos testes o designer instrucional verifica se está tudo correto e libera o curso para ser utilizado.
Como você percebeu, esse modelo é bem completo e sistêmico. Muita gente não gosta dele por isso, o seu processo é demorado e dispendioso, mas quem usa tem a certeza de estar produzindo material de qualidade.

Estas cinco etapas do modelo ADDIE abrangem o processo de desenvolvimento de treinamento, desde o momento que surge a necessidade do curso, passa pelo desenho até chegar ao curso pronto para ser utilizado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário