sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MODELOS DE DI

O modelo de design instrucional é flexível entre as práticas das abordagens pedagógicas e os diferentes tipos de TICs na educação, implicando, por sua vez, a definição de modelos diferenciados de DI para o aprendizado presencial e a distância, uma vez que variam os contextos e os padrões de utilização da tecnologia.

Os modelos de design instrucional são: design instrucional fixo (ou fechado – DI fixo), design instrucional aberto (DI aberto) e design instrucional contextualizado (DIC), segundo Filatro (2008).

DI Fixo
Caracteriza-se pelo planejamento antecipado e bem programado da ação de aprendizagem. Neste modelo não poderá haver alterações no decorrer do curso, ele deve ser definido antes do início da turma. No caso de haver alguma interação  deverá ser determinado antes do início do curso.
Em geral este modelo é rico em conteúdos bem elaborados e distribuídos de maneira bem estruturada, geralmente não conta com tutoria, pois é elaborado para uma educação de massa, ou seja, não há limites de alunos por turma.

DI Aberto
O modelo de DI aberto privilegia mais o processo da aprendizagem do que os conteúdos inseridos. Este modelo permite que os conteúdos sejam modificados com a interação dos alunos.

Os educadores geralmente utilizam  plataformas AVA com um conjunto de opções pré configuradas que podem ser reconfiguradas a partir das ações e do feedback dos alunos.

Este modelo DI aberto privilegia a personalização e a contextualização, tornando-se muitas vezes hibrido.

DI Contextualizado (DIC)
O DI Contextualizado se aproxima muito do DI aberto, mas não se exime a possibilidade de ter algumas unidades fixas e pré-programadas.

Neste modelo de DI os alunos deixam de ser consumidores de informações e passam a ser parte integrante e produtores por meio de criação dinâmica de conteúdos, através de  listas de discussões, redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut, etc.), fóruns, Wikis, etc.. Os alunos consultam repositórios de informações para que assim possam compartilhar experiências.

O design instrucional contextualizado busca o equilíbrio entre o DI aberto e o DI fixo, fazendo com que o aluno sinta-se parte do processo e da construção do conhecimento através do compartilhamento de informações e troca de experiências, para isso se faz o uso de ferramentas características da web 2.0.


O DI contextualizado é flexível, podendo ser alterado e personalizado durante o andamento do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário